3 mai, 2021

Projeto “Aldeias do Conhecimento” apresentou segundo filme

02_Noticia.jpg
Partilhar no Facebook

O projeto “Aldeias do Conhecimento” continua o trabalho de recolha audiovisual das vivências das 20 estâncias termais da rede Termas Centro. Está já disponível um vídeo trailer da pesquisa efetuada nas Termas de São Pedro do Sul.

Nos últimos dois meses, foram recolhidas histórias sobre a origem e desenvolvimento das Termas de São Pedro do Sul. O resultado revela a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe aquistas de todo o país, atraídos não só pelos tratamentos termais, mas também pelos encantos da paisagem, pela gastronomia regional e pelo património cultural.

Este é já o segundo filme saído da iniciativa “Aldeias do Conhecimento”, depois de em fevereiro ter sido apresentado um vídeo trailer sobre as Termas do Carvalhal.

O projeto Aldeias do Conhecimento é realizado em colaboração com a Binaural Nodar, uma entidade cultural profissional que há 15 anos desenvolve a sua atividade na interligação entre a etnografia multimédia, especialmente de contextos rurais, e a criação artística contemporânea.

O projeto “Aldeias do Conhecimento” visa recolher e documentar, em vídeo e noutros suportes digitais, as vivências de pessoas reais dos territórios onde as estâncias termais da rede Termas Centro estão implantadas. Em cada uma das estâncias são entrevistadas várias pessoas e são recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território. Os testemunhos serão compilados e posteriormente publicados num portal específico para o efeito. Em simultâneo, serão promovidas atividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos.

A iniciativa compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Serão efetuados pelo menos 20 registos audiovisuais – entre entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais, ascendendo assim a mais de 400 registos no final do projeto. Os registos incluirão sempre memórias das próprias estâncias termais e outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente aqueles ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Veja aqui o vídeo.

Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro