1 fev, 2021

Projeto “Aldeias do Conhecimento” apresentou primeiro filme

02_Noticia.jpg
Partilhar no Facebook

O projeto “Aldeias do Conhecimento” disponibilizou o primeiro trailer de um trabalho que vai durar dois anos: um vídeo, de 3 minutos, de apresentação das histórias e memórias das Termas do Carvalhal, em Castro Daire.

O filme foi produzido pela associação Binaural Nodar para as Termas Centro, em parceria com as Termas do Carvalhal e o Município de Castro Daire.

O projeto “Aldeias do Conhecimento” visa recolher e documentar, em vídeo e noutros suportes digitais, as vivências de pessoas reais dos territórios onde as estâncias termais da rede Termas Centro estão implantadas. Em cada uma das estâncias serão entrevistadas várias pessoas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território. Os testemunhos serão compilados e posteriormente publicados num portal específico para o efeito. Em simultâneo, serão promovidas atividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos.

A iniciativa compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Serão efetuados pelo menos 20 registos audiovisuais – entre entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais, ascendendo assim a, mais de 400 registos no final do projeto. Os registos incluirão sempre memórias das próprias estâncias termais e outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente aqueles ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Entre setembro e novembro de 2020, concluiu-se o primeiro ciclo de trabalho de campo, no território envolvente às Termas do Carvalhal. O trabalho, agora revelado neste vídeo, envolveu um conjunto de entrevistas e de outros registos audiovisuais que exploraram os usos da água nestas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz.

Em aldeias, como as próprias Termas do Carvalhal, Casal, Moinho Velho e Alva, foram também recolhidas memórias antigas das termas, registos do seu funcionamento atual e também histórias sobre os usos comunitários da água nas aldeias adjacentes: o funcionamento dos moinhos de água, das fontes e bebedouros, os sistemas de rega e até as propriedades benfazejas de algumas águas de nascente.


Veja aqui o vídeo.

Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro