5 set, 2019

Agosto em festa nas Termas

animacao.jpg
Partilhar no Facebook

Com o objetivo de dinamizar as estâncias termais na época em que o número de visitantes aumenta exponencialmente, as termas, apoiadas pelos agentes locais e municípios levam a cabo um conjunto de iniciativas que têm como objetivo dinamizar os espaços envolventes aos balneários, permitindo aos aquistas uma estadia mais estimulante, assim como atrair novos públicos.

As Termas da Felgueira, por exemplo, receberam uma panóplia de iniciativas no âmbito musical, desde a grupos de cariz mais tradicional, como o Grupo de Concertinas de Mangualde, assim como concertos que num conceito intimista conseguiram fazer render o público presente e onde um mercadinho de produtos regionais foi uma presença constante no local. Esta é uma iniciativa desenvolvida em pareceria com a Câmara Municipal de Nelas.

As Termas de Luso, como vem acontecendo todos os anos receberam as atividades do festival cultural Luso 3050. Pela Fonte de S. João, e pela Alameda do Casino do Luso, foi possível assistir a música ao vivo, como a banda “Time for T” ou fados de Coimbra, animação de rua, workshop temáticos, teatro de marionetas, visitas guiadas, aulas de dança e até um desfile de moda. A animação cultural do Luso 3050, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada decorrerá até 29 de setembro.

O mês rei do Verão nas Termas do Carvalhal começou com “as portas abertas” do balneário, proporcionando aos visitantes experiências termais gratuitas. Por esta estância termal, com o apoio do município de Castro Daire, durante o mês de agosto, passaram ainda vários grupos musicais como as “Cordas do Paivó” e a Banda “Neo Project” e uma peça de teatro.

Em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, o parque das Termas da Curia, durante o verão, transforma-se quase em palco permanente para receber mais uma vez a iniciativa “Concertos no Parque” que proporciona momentos musicais variados ao longo de todo o verão. A decorrer até outubro encontra-se também a exposição “Dessossegos da Memória” de Inácio Ludgero no Antigo Balneário das Termas, assim como uma exposição de Alberto Simões “Curia: Viagem Intemporal” na Buvette das Termas.

Além da agenda permanente de animação nas Termas de S. Pedro do Sul, o Festival da Água ganha protagonismo todos os anos, no fim do mês de agosto. Uma iniciativa que oferece experiências diversificadas, entre concertos ao vivo, workshops temáticos, gastronomia e animação infantil. A grande novidade deste ano foi o Aqva Sunset, que se concretizou em 6 horas de dança ao som das mais recentes tendências da música eletrónica e do célebre Dj Wilson Honrado, na onde piscina do Gerós, com direito a sushi e bar com os melhores cocktails e onde não podia faltar um espaço para massagens.

É também de realçar o espetáculo produzido pela Associação Cultural Binaural Nodar, no âmbito da Rede Cultural Dão Lafões, que se traduz na criação ao vivo de ambientes sonoros e visuais imersivos e específicos, desenvolvidos a partir das histórias e memórias das termas envolvidas. O espetáculo foi desenvolvido para três estâncias termais da rede Termas Centro e teve a sua estreia nas Termas de S. Pedro do Sul a 1 de setembro. As termas do Carvalhal serão o próximo palco a 7 de setembro e as Termas da Felgueira a 14 do mesmo mês.

Para quem ainda não foi de férias, as estâncias termais da rede Termas Centro continuam a oferecer atividades e animações culturais diversas. Uma oportunidade excelente para recuperar forças e/ou desfrutar de um fim de semana em família.

Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro